Pular para o conteúdo principal

Ensinar é aprender sempre


Meu coração está batendo mais forte!
Oficialmente é a primeira vez que vou lecionar para o ensino médio...
Expectativa, ansiedade, desejo de fazer o melhor; medo de falar algo errado, medo de parecer bobo ou severo demais.
Ora, sou filho de professores, irmão de professoras, sobrinho de professoras... sei como é o ângulo de quem escuta sobre educação; sou psicólogo que tenta seguir pela área da educação, então, esta outra faceta eu também conheço. Principalmente sou um eterno aluno e isso me faculta um outro ponto de vista... mas, como será o processo educacional pelo ângulo de quem ensina?
Do pouco que apreendi, compreendi e acredito, educar é um processo interessante e, para mim, dos mais dignos da humanidade. Também é dos mais difícies, pois diz diretamente da formação intelectual (e por vezes moral) de outro sujeito que está, mesmo minimamente, desejoso em apreender, ter base, ter noção, ter algo que lhe direcione os passos.
Sempre que penso nisso o medo me assusta; minha pele se arrepia, fico um tanto incomodado com a situação, porque ensinar para adultos é muito diferente que ensinar para adolescentes (as variáveis são infinitamente diferentes!).
Nessas horas vou na fonte da minha segurança: o "colo" da minha mãe! Pergunto tudo quanto é dúvida, abusando da experiência que ela teve, aprimorando meu cabedal... forçando uma tentativa de parecer menos medroso para lidar com, o que, 40 adolescentes? aff...
Que Deus me guie nessa empreitada...
Que eu consiga, mesmo com o peso da responsabilidade, ser eu mesmo!

(para uma nova experiência de vida)

Comentários

Naiara disse…
Espero de coração que de tudo certo nessa nova fase sua!! Lecionar realmente é um desafio que creio q vc saira bem dessa! o fato de ensinar para adolescentes é bom pq vc tem mais ou menos a mesma idade deles, o q ajuda a compreender essas mentes tumultuadas! espero que vc não encontre uma Naiarinha do contra nas suas classes, mas caso encontre, vc saberá conquistar o coraçãozinho dela como fez comigo!!
Boas Aulas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

5ª tópica sobre o amor

Ao som de "Broken-hearted girl", Beyoncé Não acredite em tudo o que ouve. Pouquíssimas pessoas conseguem dizer " eu te amo ", " eu te quero ", " eu serei sempre seu " com a verdade em suas frases; em menor quantidade ainda são as pessoas dignas de receber de nós essas mesmas frases. Contudo, ainda assim escutamos e nos iludimos... ainda assim falamos para quem não merece e nos iludimos de que é reciproco da outra parte, quando, na verdade, é que já estamos com metade do corpo em uma grande paixão. Mas NÃO é amor!!! (como doeu sua frase, quando a li...)

Ninguém nunca me disse "eu te amo"

  Ao som de "Por que eu te amo", Anavitória Ninguém nunca me disse "eu te amo". Sei que é uma afirmação aparentemente injusta, já que alguns amigos já me disseram isso várias vezes ao longo da vida. Mas é diferente... Não que eu desconsidere o amor del@s; não é isso! Está mais para o desejo-necessidade de saber se um dia vou ouvir isso de alguém com quem estou amorosamente conectado. Sei que um "eu te amo" pode ser uma frase dita sem sentimento real e sem intenção, por quaisquer lábios que apenas tentam me ludibriar. Mas quem disse que às vezes eu também não quero ser meio enganado? Sou adulto o suficiente para me deixar enganar e viver os benefícios disso... Relacionamento após relacionamento, nenhum nunca acreditou que eu merecesse ouvir um "Eu te amo". E não consigo deixar evidente como dói essa constatação. Nenhum entendeu que eu merecesse essa alcunha e menos ainda acreditou ser significativo que essas palavras ganhassem a eternidade através...

Certas forças da natureza também cessam suas atividades

  Ao som de "Tears in Heaven", Eric Clapton Quando criança, sempre me impressionava com a potência das forças da natureza. Imaginar que algo tão simplório quanto a água, o vento, o fogo e a terra pudessem causar tanto estrago ou serem vistas de maneira tão impressionante era simplesmente estranho para minha cabeça infantil, mas não menos mágico e divino! Crescendo, entendi que não eram esses elementos que importavam para um fenômeno de nível catastrófico, mas sim um conjunto de fatores que ajudam a montar o cenário CAOS: ação física + reação química + situação que proporcione o fenômeno. Mas concorda comigo que é menos mágico quando lido ou pensado desse jeito? Gostaria de conseguir manter a mágica! Certa vez, na quinta série, uma professora estava explicando esses fenômenos, de maneira simples para crianças de 12 anos entenderem, e disse que "as forças da natureza não param de agir nunca, indo de um lado para o outro no mundo". Curiosamente naquele mesmo dia (e em ...