Estrelas do meu céu...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ensinar é aprender sempre


Meu coração está batendo mais forte!
Oficialmente é a primeira vez que vou lecionar para o ensino médio...
Expectativa, ansiedade, desejo de fazer o melhor; medo de falar algo errado, medo de parecer bobo ou severo demais.
Ora, sou filho de professores, irmão de professoras, sobrinho de professoras... sei como é o ângulo de quem escuta sobre educação; sou psicólogo que tenta seguir pela área da educação, então, esta outra faceta eu também conheço. Principalmente sou um eterno aluno e isso me faculta um outro ponto de vista... mas, como será o processo educacional pelo ângulo de quem ensina?
Do pouco que apreendi, compreendi e acredito, educar é um processo interessante e, para mim, dos mais dignos da humanidade. Também é dos mais difícies, pois diz diretamente da formação intelectual (e por vezes moral) de outro sujeito que está, mesmo minimamente, desejoso em apreender, ter base, ter noção, ter algo que lhe direcione os passos.
Sempre que penso nisso o medo me assusta; minha pele se arrepia, fico um tanto incomodado com a situação, porque ensinar para adultos é muito diferente que ensinar para adolescentes (as variáveis são infinitamente diferentes!).
Nessas horas vou na fonte da minha segurança: o "colo" da minha mãe! Pergunto tudo quanto é dúvida, abusando da experiência que ela teve, aprimorando meu cabedal... forçando uma tentativa de parecer menos medroso para lidar com, o que, 40 adolescentes? aff...
Que Deus me guie nessa empreitada...
Que eu consiga, mesmo com o peso da responsabilidade, ser eu mesmo!

(para uma nova experiência de vida)

Um comentário:

Naiara disse...

Espero de coração que de tudo certo nessa nova fase sua!! Lecionar realmente é um desafio que creio q vc saira bem dessa! o fato de ensinar para adolescentes é bom pq vc tem mais ou menos a mesma idade deles, o q ajuda a compreender essas mentes tumultuadas! espero que vc não encontre uma Naiarinha do contra nas suas classes, mas caso encontre, vc saberá conquistar o coraçãozinho dela como fez comigo!!
Boas Aulas!!!