Pular para o conteúdo principal

Ensinar é aprender sempre


Meu coração está batendo mais forte!
Oficialmente é a primeira vez que vou lecionar para o ensino médio...
Expectativa, ansiedade, desejo de fazer o melhor; medo de falar algo errado, medo de parecer bobo ou severo demais.
Ora, sou filho de professores, irmão de professoras, sobrinho de professoras... sei como é o ângulo de quem escuta sobre educação; sou psicólogo que tenta seguir pela área da educação, então, esta outra faceta eu também conheço. Principalmente sou um eterno aluno e isso me faculta um outro ponto de vista... mas, como será o processo educacional pelo ângulo de quem ensina?
Do pouco que apreendi, compreendi e acredito, educar é um processo interessante e, para mim, dos mais dignos da humanidade. Também é dos mais difícies, pois diz diretamente da formação intelectual (e por vezes moral) de outro sujeito que está, mesmo minimamente, desejoso em apreender, ter base, ter noção, ter algo que lhe direcione os passos.
Sempre que penso nisso o medo me assusta; minha pele se arrepia, fico um tanto incomodado com a situação, porque ensinar para adultos é muito diferente que ensinar para adolescentes (as variáveis são infinitamente diferentes!).
Nessas horas vou na fonte da minha segurança: o "colo" da minha mãe! Pergunto tudo quanto é dúvida, abusando da experiência que ela teve, aprimorando meu cabedal... forçando uma tentativa de parecer menos medroso para lidar com, o que, 40 adolescentes? aff...
Que Deus me guie nessa empreitada...
Que eu consiga, mesmo com o peso da responsabilidade, ser eu mesmo!

(para uma nova experiência de vida)

Comentários

Naiara disse…
Espero de coração que de tudo certo nessa nova fase sua!! Lecionar realmente é um desafio que creio q vc saira bem dessa! o fato de ensinar para adolescentes é bom pq vc tem mais ou menos a mesma idade deles, o q ajuda a compreender essas mentes tumultuadas! espero que vc não encontre uma Naiarinha do contra nas suas classes, mas caso encontre, vc saberá conquistar o coraçãozinho dela como fez comigo!!
Boas Aulas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

5ª tópica sobre o amor

Ao som de "Broken-hearted girl", Beyoncé Não acredite em tudo o que ouve. Pouquíssimas pessoas conseguem dizer " eu te amo ", " eu te quero ", " eu serei sempre seu " com a verdade em suas frases; em menor quantidade ainda são as pessoas dignas de receber de nós essas mesmas frases. Contudo, ainda assim escutamos e nos iludimos... ainda assim falamos para quem não merece e nos iludimos de que é reciproco da outra parte, quando, na verdade, é que já estamos com metade do corpo em uma grande paixão. Mas NÃO é amor!!! (como doeu sua frase, quando a li...)

Marca musical: Segue o seco

  Talvez uma das marcas músicais que mais cicatrizaram em meu coração... nessas palavras-música há muito mais que a sequência das frases ou o sentido literal quer dizer... aproveitem e reflitam! Segue o seco (Marisa Monte) Carlinhos Brown e Marisa Monte A boiada seca Na enxurrada seca A trovoada seca Na enxada seca Segue o seco sem secarque o caminho é seco sem sacar que o espinho é seco sem sacar que seco é o Ser Sol Sem sacar que algum espinho seco secará E a água que sacar será um tiro seco E secará o seu destino seca Ô chuva vem me dizer Se posso ir lá em cima prá derramar você Ó chuva preste atenção Se o povo lá de cima vive na solidão Se acabar não acostumando Se acabar parado calado Se acabar baixinho chorando Se acabar meio abandonado Pode ser lágrimas de São Pedro Ou talvez um grande amor chorando Pode ser o desabotado do céu Pode ser coco derramado Segue o seco (video) - Marisa Monte (letra, imagens e significado subjetivos... lembrança ...

Visão de menino

Ao som de "Esconderijo", Sandy Leah Quando menino eu queria ser "restaurantista", policial, pai de família, Cavaleiro do Zodíaco (o de Libra, de preferência), poketreinador, profeta, mágico, ourives (influência de meu pai), "Senhor" dos ventos, artista circense, milionário, faxineiro, médico, dançarino, ator, modelo, arquiteto, decorador, designer, desenhista, escritor... Quando menino queria transformar a vida de quem sofre, com o simples desejo da minha vontade e, é claro, não sofrer, por nada, nem para ir ao dentista! Queria abrir as portas de minha casa para todos que quisessem entrar e seriamos amigos para sempre! Quando menino eu queria entender o que mamãe e papai falavam sobre responsabilidade e inteligência (e todas as outras virtudes, nas longas conversar e xingos que tinhamos) e aplicar tudo, para que eles ficassem felizes comigo. Queria ser mais próximo dos meus irmãos e irmãs e não apenas observa-los... Quando menino eu queria ser e ter tu...